The Cult
A banda surgiu no início com o nome Southern Death Cult e foi formada por Ian Astbury, a quem se juntaram: Haq Qhereshi na bateria, David "Buzz" Burrows na guitarra e Barry Jepson no baixo.Em 1982 lançaram pela Beggars Banquet o seu primeiro álbum intitulado Southern Death Cult.Chegaram a a abrir para os Bauhaus no mesmo ano.
Em 1983, Ian Astbury achou que o formato da banda estava a sair do seu conceito inicial que tinha a ver com os indios nativos e acabou com ela.Formou logo outra com o nome Death Cult e já com outra formação que incluía: Rav "The Reverend Mondo" na bateria, Jamie Stewart no baixo e Billy Duffy na guitarra.Ainda no mesmo ano, gravaram um álbum, mais uma vez com o nome da banda.Nigel Preston substitui "Mondo" na bateria.
No ano seguinte, a banda muda de nome, desta vez para o definitivo The Cult, temendo que o prefixo Death lhes cole a etiqueta de banda gótica.Gravam o álbum Dreamtime.
Nigel Preston Sai da banda e dá o lugar a Les Warner para gravarem Love em 1985, um dos álbuns da banda que teve mais sucesso.Love, deu outra dimensão aos solos de Billy Duffy e iniciou a transição para o Hard Rock, que viria a ser completada com Electric, que gravaram em 1987 co-produzido por Rick Rubin.Em 1988 Les Warner é dispensado da banda.
Para gravar Sonic Temple (1989), recrutaram Mickey Curry para a bateria.Em 1989 foi substituido por Matt Sorum e Mark Taylor entrou para o teclado.Jamie Em 1990 Stewart sai da banda.
Ceremony foi lançado em 1991 com Charley Drayton no baixo e Mickey Curry novamente na bateria.
Lançaram ainda mais dois álbuns, The Cult (1994) e Beyond Good and Evil 2001.
Destes álbuns todos, para mim os melhores são Love (1985) e Electric (1987).O Love, tem aquela mística gótica...(sim gótica!) quer eles queiram quer não...e o Electric foi uma passagem para o Hard Rock tão bem feita que continua a ser o melhor álbum de Hard Rock dos Anos 80.
The Cult - Rain (do álbum "Love"
The Cult - Wild Flower (do álbum Electric)
The Cult -
WWW.CULT.PT.VU
CFFC