quinta-feira, 3 de maio de 2007

Paris, Texas (Ry Cooder, 1989)


Uma melodia que nasceu para o filme ou um filme que nasceu para a melodia? Uma pergunta com que nos deparamos sempre que a música se torna na pele do filme. Mas uma pele transparente e ao mesmo tempo brilhante. É de tal forma genial a partitura de Cooder que por vezes sobressai e torna-se num elemento à parte.
Ry Cooder compõe aqui uma peça crua, minimalista e evocativa dos desertos do Texas. O domínio da guitarra acústica, o arranhar, provoca o constante paralelismo entre a poeira do deserto e a orgânica da música.
Chamo a atenção a duas faixas: "Cancion Mixteca", cantada pelo Harry Dean Stanton (actor principal) em espanhol; e "I Knew These People" que começa com um diálogo entre H. D. Stanton e a Nastassja Kinski que é simplesmente um dos mais contidos e, ao mesmo tempo, emotivos diálogos da história do cinema. Deixo aqui o início: “I knew these people… These two people. They were in love with each other. The girl was… very young, about seventeen or eighteen, I guess. And the guy was… quite a bit older. He was kind of raggedy and wild. And she was very beautiful, you know?”.
Não é necessário dizer que este score tem maior impacto para quem já viu o filme, mas para aqueles que não o viram ainda, não deixa de ser uma belíssima reflexão sobre o amor e o deserto.

Allmusic (Paris, Texas)

1 Comment:

  1. Punk Psicadélico said...
    É das melhores bandas sonoras que conheço, tem uns ambientes brutais.
    Ouve os Dead Combo que vais gostar.

Post a Comment



Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial