domingo, 6 de maio de 2007

Market Square Heroes - Marillion



Em 1980 o panorama musical internacional regia-se pela continuação da onda Punk, que se sub-dividiu em diversos estilos, e pela crescente influência da música pop no panorama musical.

O rock progressivo e suas variantes, que marcaram os anos 70, estava completamente moribundo, com as bandas que marcaram essa era ou completamente desvirtuadas em termos sonoros, ou desaparecidas da cena musical.

Foi neste contexto que apareceu um grupo inglês que desafiou toda a corrente musical e enveredou por sonoridades aparentemente desenquadradas do seu tempo.

Com o sucesso obtido e a legião de fãs que angariaram, os Marillion desmentiram claramente a ideia de um despontar fora de tempo, bem como contribuíram com o seu exemplo para que, a partir dessa altura, muitos outros grupos tivessem a coragem de escrever música "fora de moda" ou contra a corrente dominante.

Lançado a 25 de Outubro de 1982, o Maxi Single Market Square Heroes foi produzido por David Hitchcock, que tinha trabalhado com os Genesis na produção do album Foxtrot (1972).

Apesar de ser um maxi-single, o vinil tinha de ser lido em 33 rotações, derivado do tamanho das faixas.
Desta forma, enquanto no lado "A" desfilavam as canções Market Square Heroes e Three Boats Down From The Candy, no lado "B" estava gravada a composição "Grendel", tema épico de rock progressivo, com duração superior a 17 minutos.

A capa do Maxi-single foi desenhada por Mark Wilkinson (habitual colaborador dos Iron Maiden e que concebeu todas as capas dos albuns dos Marillion da era Fish).

Na época das músicas de 3 minutos e simplicidade da música e letras, os Marillion lançaram este Maxi-single onde despontavam letras complexas, música estruturalmente complexa com diversas cambiantes, mudanças completas de ritmo, longos solos de guitarra e teclas, e uma preocupação notória com a estética musical.

Posteriormente os Marillions lançaram os seguintes albuns:

- Script for a Jester's Tear (1983)
- Fugazi (1984)
- Real to Reel (gravação ao vivo - 1984)
- Misplaced Childhood (1985)
- Clutching at Straws (1987)
- The Thieving Magpie (gravação ao vivo - 1988)

Em 1988 o vocalista Fish separa-se do grupo, pelo que, por mim, dou por acabada a época dos Marillion no (pelo menos meu) panorama musical.

1 Comment:

  1. Punk Psicadélico said...
    Boas, João

    Uma vez li uma entrevista com o baterista deles, o Ian Mosley, onde ele dizia que quando foi convidado para tocar com os Marillion, ia um bocado desconfiado por pensar que era uma banda pop normal...e quando lá chegou, bem...até se passou com os ritmos que ia tocar...


    Um abraço

Post a Comment



Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial